Skip to content

Programação Neurolinguística

teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste teste é um teste

O que é

A Programação NeuroLinguística (PNL) nasceu na década de 70 na Califórnia, com Richard Bandler e John Grinder que a definiram como o estudo da experiência subjectiva. A questão que fez nascer a PNL foi: “O que faz a diferença entre as pessoas que têm êxito e as que não têm?”

Bandler e Grinder descobriram que os nossos programas mentais são transformáveis. Tudo o que fazemos tem uma estrutura e se a compreendermos, temos a possibilidade de alterar o nosso comportamento e o nosso resultado.

Desta forma, nasceu a ciência e a arte prática da eficiência e desenvolvimento pessoal, aplicável a todas as áreas da nossa vida: nas empresas, na liderança, na área social, no ensino, nas vendas, na psicologia, na terapia, no coaching, na formação, na medicina, na enfermagem e em todas as pessoas que estão interessadas e empenhadas em tornar as suas vidas mais eficazes e significativas.

A PNL oferece-nos um modelo estruturado e muito eficaz para o funcionamento da nossa mente. Trata-se fundamentalmente de Intervir e obter Resultados diferentes. Além disso, disponibiliza uma grande variedade de técnicas e práticas que podem ser empregues em situações difíceis, problemas ou em desafios da vida. Ensina-nos a pensar e a criar soluções. A metodologia incide directamente sobre a nossa maneira de ser e de agir no mundo. Podemos aprender a optimizarmos a nós próprios e aos nossos relacionamentos, criando o tipo de experiência de vida que se deseja.

Como resultado da aplicação das técnicas da PNL, pode mudar o seu pensamento, sentimentos, comportamento e, até mesmo transformar crenças, para que possa realizar uma transformação pessoal e profunda.

A EVOLUÇÃO DA PNL

A partir dos anos 80, Grinder e Bandler divergiram, passando a evoluir separadamente. Bandler criou a Engenharia da Persuasão e John Grinder o New Code, juntamente com Judith Delozier no princípio e depois com Carmen Bolstic Saint Clair.

Por outro lado, alguns dos seus alunos e seguidores, também começaram a desenvolver novas técnicas a partir de novas modelagens. Destacam-se, entre outros:

Robert Dilts e Judith Delozier com a Segunda e Terceira Geração de PNL; Tad James com a Terapia da Linha do Tempo; Conirae e Steave Andreas com os Estados Essenciais, Anthony Robbins com a aplicação da PNL em massa; Lucas Derks com o Social Panorama; Michael Hall com a NeuroSemântica; Joseph O’Connor com o Coaching com PNL, para citar alguns dos mais seguidos

Profundamente enraizada na Psicologia Humanista, a metodologia da PNL baseia-se no pressuposto que os seres humanos possuem todos os recursos que necessitam para um crescimento natural e saudável. Porém, devido a um conjunto de circunstâncias da vida pessoal, familiar e social, este crescimento pode
ser bloqueado.

Através do coaching neurolinguístico podemos:

  • Harmonizar conflitos interiores
  • Melhorar a Auto-estima, a Auto-imagem
  • Substituir comportamentos e hábitos negativos
  • Descobrir o que o motiva na vida
  • Definir e atingir objetivos
  • Transformar convicções e crenças limitadoras
  • Melhorar a comunicação consigo e com os outros
  • Melhorar relacionamentos
  • Despertar para o auto-conhecimento

Clique neste link para fazer o agendamento de uma sessão

Marcação de Sessões