Skip to content

Blog

2

Aug 23

August 2, 2023

Atividades Férias de Verão | Biblioteca Municipal de Portimão

E voltámos!

Desta vez trouxemos Mitos e Lendas do Mundo e com eles ligámos o nosso “interruptor” da Mitologia/ Magia para explorar novos mundos…e assim foi!

Mergulhámos na mitologia africana e japonesa e fomos explorando sentimentos, ideias e questões através de jogos, canções e expressão dramática.

Vestimos a pele de jardineiros de “Jardim de pedra” ou “Jardim Zen” e pusemos as mãos nas pedras e na areia, para criar construções cheias de significado… e com elas criámos Lendas e Mitos, no momento, e meditámos! Muito bonito!

2

May 23

May 2, 2023

Yoga meditação com crianças nas escolas | Atividade extracurricular.

As atividades de yoga e meditação para crianças, na modalidade de atividade extracurricular, aconteceram durante o ano letivo 2022/ 23 no colégio Ti-té, envolvendo 20 crianças/ alunos do 1º ao 4º ano. Estas sessões integram circulos de partilha, histórias, meditação, posturas de yoga, relaxamento, jogos. Através destas dinâmicas vamos tomando mais consciência do corpo, da mente, das emoções, e adquirimos estratégias/ ferramentas para lidar com os momentos mais desafiantes.

28

Apr 23

April 28, 2023

Ginástica Respiratória e Treino Cognitivo para seniores… com poesia

Foi com muito gosto que o projeto Novos Rumos visitou os centros seniores de Porches e da Mexilhoeira da Carregação para desenvolver sessões de Ginástica Respiratória e Treino Cognitivo com os seus utentes. Para além da ginástica e exercicios de memória e atenção, ficamos a conhecer um pouco da história de cada um através das partilhas que acontecem espontaneamente.

Foram apresentados dois autores/ poetas do concelho, Patico e Amorim Valente, e lidos poemas dos seus livros… versos da e sobre a terra de Lagoa que acordaram memórias e fizeram refletir.

Um exemplar de cada livro foi oferecido a cada centro sénior, pela biblioteca municipal de Lagoa, e ficou a mensagem para se visitar a biblioteca pois é “guardiã” de muitos livros e muito saber e sempre com a porta aberta…

Todos gostámos muito da experiência e, por isso, vai ter continuidade…

Agradecimento à Câmara Municipal de Lagoa por proporcionar estas sessões de saúde aos utentes do município, permitindo também que este projeto se dê a conhecer e possa crescer.

Agradecimento aos técnicos da câmara, da biblioteca municipal e da divisão de ação social, pelo seu empenho na organização e acompanhamento destas iniciativas. Bem hajam!!

15

Apr 23

April 15, 2023

Atividades Férias da Páscoa | Biblioteca Municipal de Portimão.

A convite da biblioteca municipal de Portimão viemos dinamizar atividades de Desenvolvimento Pessoal e Social com crianças e jovens dos 6 aos 12 anos, durante 7 manhãs, entre as 10h e as 13h.

Atividades: histórias, jogos cooperativos, meditação/ mindfulness, posturas de yoga, relaxamento, consulta de livros, bem como expressão plástica.

Pintámos mandalas pequenas e grandes e meditámos com elas. Fizémos caça aos ovos entre livros e estantes.

7

Apr 23

April 7, 2023

Workshop de Técnicas de Yoga e Meditação para crianças | Retiro de Yoga Ananda Marga

No âmbito da participação no retiro de yoga e meditação da Ananda Marga, que decorreu entre 6 e 9 de abril no espaço Ananda Valley/ Covilhã, foi dinamizado um workshop sobre técnicas de yoga e meditação para crianças…os adultos estão cada vez mais curiosos e interessados em saber e experimentar como é que estas técnicas se disponibilizam aos mais pequenos…. ainda bem!

Ficou em perspetiva a organização de uma formação de monitores de yoga e meditação para crianças, a acontecer em Lisboa!!

28

Mar 23

March 28, 2023

Yoga e  meditação com crianças | Novos Rumos na EB 2,3 Padre José Maria Fernandes/ Sousel/ Portalegre

No âmbito da Semana da Leitura desta escola, que desenvolveu um programa com atividades muito diversificadas, o projeto Novos Rumos esteve presente e contribuiu com as atividades de Desenvolvimento Pessoal e Social/ yoga e meditação, com 4 turmas de 5º e 6º ano.

Experiência muito gratificante, em que os alunos aderiram com muito interesse e vontade de saber e praticar mais.

Agradecimento ao agrupamento pelo convite, especialmente às professoras que organizaram estas atividades que tanto beneficiam as crianças e jovens das nossas escolas, enriquecendo o ambiente em que vivem, aprendem e crescem.

Bem hajam!

2

Mar 23

March 2, 2023

Formação em Team Building 5.0 no Júpiter Hotel Group

Esta primeira Sessão de formação Team Building envolveu cerca de 90 colaboradores do  Jupiter Marina Hotel e Jupiter Algarve Hotel.

As dinâmicas contam com jogos de apresentação e jogos cooperativos de ligação e comunicação, bem como desafio de grupo mais especifico; orientado no sentido de estimular a reflexão, iniciativa e entreajuda no contexto de procura de soluções.

As sessões, com grupos de 30 participantes, tiveram uma participação muito ativa e colaborativa, onde houve lugar para a expressão individual e coletiva, e com muita diversão e humor!

Foi um prazer imenso dinamizar estas sessões com estas pessoas!

Agradecimento ao Júpiter Hotel pelo convite, em especial à Márcia Reis e Carla Ramos por tornarem esta experiência possivel. Bem hajam!

2

Feb 23

February 2, 2023

Yoga e  meditação com crianças | Bibliotecas municipais: sessões com turmas e com familias

A escola vai á biblioteca… e a familia também!

Este trabalho é desenvolvido em parceria com as bibliotecas municipais de Lagoa e de Lagos, em que estas entidades convidam as turmas do 1º ciclo das escolas dos respetivos concelhos a vir à biblioteca e usufruir de uma sessão de yoga e meditação, a qual integra jogos de apresentação, conto de história, meditação, posturas de yoga e relaxamento, canto de mantra e circulo de partilha… e os professores juntam-se à roda!

Biblioteca municipal de Lagos:

Biblioteca municipal de Lagoa:

História e meditação…

Posturas de yoga e relaxamento..

É muito interessante testemunhar as perguntas e partilhas que surgem nestas sessões, desde experiências mais pessoais com o relaxamento ou a meditação, a perguntas e comentários sobre a experiência coletiva da Humanidade, o que fazemos aqui, etc.

Os professores apreciaram estas experiências como positivas e assim vai ter continuidade.

Agradecimento às entidades envolvidas pela sua abertura, interesse e investimento neste trabalho. Todos beneficiamos!

Bem hajam!

1

Sep 22

September 1, 2022

PROJETO | “Momento da Calma”

Formação de professores em Técnicas de meditação, concentração e respiração em contexto de sala de aula (1º ciclo)

Este projeto foi implementado no estabelecimento de ensino Colégio Ti-té/ Portimão, ao longo do ano letivo 2022/ 2023, com o objetivo de dotar os profissionais de educação de um sistema estruturado de técnicas de concentração/ meditação e respiração, denominado “Momento da Calma”, para usar em contexto de sala de aula, de forma autónoma.

Os professores receberam formação, o momento de meditação “Momento da Calma” foi instalado nas turmas pelo formador e professor titular de turma e, a partir daí, foi dada continuidade com a prática diária do Momento da Calma.

Este trabalho está a ser alvo de estudo numa parceria entre o projeto Novos Rumos, o colégio Ti-té e a Universidade dos Açores/ Departamento de Psicologia.

Durante agosto e setembro os dados do estudo são analisados no sentido de se produzir um relatório, o qual será divulgado na comunidade educativa.